Benefícios do pilates

O Pilates é um dos exercícios mais praticados hoje em dia. Essa popularidade se deve muito aos benefícios do pilates para a nossa saúde em geral.

Este poderoso exercício requer um esforço físico considerável, com isso, a pessoa acaba por ganhar resistência física inevitavelmente. Para quem gosta de definir ou ganhar músculos efetivamente, o Pilates é uma boa opção.

Além do aspecto físico, o exercício também trabalha com a mente. Não é novidade alguma que os exercícios físicos propiciam um bem-estar mental considerável, e com o Pilates não seria diferente.

Esta modalidade de atividade física  propicia uma série de benefícios para  a nossa saúde, a seguir iremos justamente mostrar quais são esses benefícios do Pilates.

Coordenação motora: O  Pilates auxilia na coordenação motora de seus adeptos. Como os movimentos devem ser feitos disciplinarmente, o exercício acaba por propiciar essa evolução individual nesse aspecto.

Evita o estresse e a ansiedade: O Pilates requer disciplina para ser realizado, e nas sessões de tal prática, é necessário haver um controle sobre a respiração e movimentação. Com isso a pessoa pode desenvolver um autocontrole em sua vida pessoal, com base na disciplina exigida na prática do Pilates

Além disso, o Pilates pode propiciar ainda um alívio considerável em indivíduos altamente estressados ou ansiosos. Isso se deve à potencialização da respiração ocasionada pela prática do Pilates.

Este exercício melhora a função respiratória do indivíduo. A ansiedade e o estresse bloqueiam o músculo do diafragma, ocasionando assim uma respiração anormal. Esta atividade física remove justamente este tipo de bloqueio respiratório, que pode causar os sintomas descritos.

Alivia dores: Esse século atual é uma fábrica de dores e desconfortos musculares. Uma solução para essas dores é o Pilates. Este exercício promove a correção da postura da coluna, além de fortalecer a musculatura local.

Potencializa a corrida: Dentre todos os benefícios do Pilates, creio que este é um dos mais interessantes.

Como vimos anteriormente, o nosso amigo Pilates propicia um autocontrole na respiração. E um dos requisitos básicos para atletas que correm é manter uma respiração constante e ideal. Dessa forma, a pessoa consegue realizar a atividade de uma maneira eficaz e por mais tempo.

Além disso, o Pilates também promove o fortalecimento muscular, evitando aquelas temidas dores no ato da corrida. A boa postura também faz com que o atleta corra corretamente, sem danificar a sua coluna.

Evita complicações ósseas: As doenças ósseas podem invalidar uma pessoa pelo resto da vida. Eis que surge o Pilates, uma prática saudável que previne complicações desse tipo.

Recapitulando, o Pilates aumenta a resistência muscular e inclusive óssea. Com isso, a tendência é que  os ossos se fortifiquem, e complicações do gênero são evitadas.

Como o Pilates proporciona uma melhora significativa na postura da coluna, este é mais um dos motivos pela qual esta técnica é efetiva contra complicações ósseas.

Além do Pilates, é necessário outros cuidados para evitarmos complicações neste campo semântico. Devemos tomar todos os dias, pelo menos 15 minutos de sol antes das 10 da manhã, ou depois das 16 horas.

Após a exposição solar, o nosso corpo ganha Vitamina D, um hormônio que em conjunto com o Cálcio, fortalece os ossos. Falando em Cálcio, devemos consumi-lo todos os dias; podemos encontrá-lo em leite e seus derivados, além de folhas escuras como a couve e o espinafre.